Publicamos abaixo a proposta feita por Manuela Castañeira, dirigente nacional do Nuevo Mas e das Las Rojas na Argentina, de realização de um debate público com Nicolás Del Caño (Deputado Nacional pela FIT) antes que se fechem as alianças eleitorais para o processo deste ano em nosso país vizinho. Pela corrente Socialismo ou Barbárie – tendência PSOL, reivindicamos a batalha por construir uma unidade da esquerda socialista concreta, que seja edificada por um programa anticapitalista e que se separe de qualquer tipo de retórica oportunista e/ou auto proclamatória, pois os desafios para o relançamento do marxismo revolucionário para este século são de natureza histórica, política e prática.

Redação

Manuela Castañeira

A unidade da esquerda é muito necessária, primeiro nas lutas, mas também eleitoralmente.

Acreditamos que a discussão não pode começar a partir de uma unidade vazia. Precisamos de um debate sobre o papel da esquerda, quais propostas para os trabalhadores, mulheres e LGBTQIA+, juventude, como renovar a esquerda e que caminhos seguir para abrir uma via anticapitalista.

Para isso, propomos realizar um debate público, antes do fechamento das alianças, entre aqueles de nós que têm representado os espaços mais importantes da esquerda em nosso país: um debate ao vivo entre Nicolás del Caño e a minha pessoa, onde todos os problemas serão abordados. Parece-nos que tal instância, diante de todo o eleitorado e apoiadores da esquerda, nunca foi feita e poderia ser esclarecedora.

Em uma eleição onde os trabalhadores começam a criticar as medidas de austeridade de Alberto Fernández, o debate sobre as condições para criar uma alternativa de esquerda que não seja meramente eleitoral poderia ser um enorme ponto de apoio no caminho para a unidade. Mais do que a simples distribuição de cargos que é usual na “Frente de Izquierda”.

Esperamos a resposta da Del Caño para marcar uma data e um local para esta iniciativa.