De 24 a 27 de abril em Los Angeles, Califórnia, EUA. Um evento que pode deixar uma marca histórica na organização da nova classe trabalhadora internacional. Segundo painel: “Os desafios da organização sindical no século XXI”.

O evento conta com a participação de representantes de sindicatos e organizações de 5 países em 3 continentes, coordenados pelo California GigWorkers Union e pelo SiTraRepA. Haverá uma importante participação europeia, incluindo companheiros da Riders x Rights da Espanha, que fazem parte de um importante programa de organização de entregadores na Argentina, juntamente com os companheiros do California GigWorkersUnion, que organizam centenas de motoristas e entregadores na luta contra as campanhas milionárias e antisíndicas promovidas por gigantes do setor, como a Uber.

Participarão importantes delegações da América Latina, como os companheiros da FRENAPP no Equador, entregadores de São Paulo, Brasil e México. Haverá uma grande participação europeia, incluindo companheiros da Riders x Derechos da Espanha, que fazem parte de um importante processo de organização há anos, trabalhadores que fazem parte dos Conselhos de Trabalhadores de diferentes empresas de entrega na Alemanha, membros da Federazione Italiana LavoratoriTrasporti – CGIL na Itália, o Sindicato dos Trabalhadores de Entrega na Dinamarca, bem como de Bruxelas, Bélgica e Suécia. A presença asiática também está confirmada com representantes do RidersRightsConcernGroup de Hong Kong, TaiwanNationalDeliveryUnion, Nepal e Filipinas.

Ao mesmo tempo, o Congresso será um ponto de encontro com outros trabalhadores precarizados que fazem parte da onda do novo sindicalismo nos EUA, como os organizadores do Amazon LabourUnion que lutam contra o gigante liderado por Jeff Bezos, que investe milhões em suas campanhas antisíndicas para sustentar a extrema precariedade do trabalho no setor. Também aqueles que têm travado a batalha loja por loja para organizar o Starbucks WorkersUnion. Também participarão trabalhadores de cadeias de fast food e da Amazon Flex, que fazem remessas de armazéns para essa empresa.

Em suma, este é um evento muito importante, no qual a situação dos trabalhadores por plataformas em todo o mundo será amplamente refletida. Um congresso com poucos precedentes no passado recente, que servirá como uma primeira instância de organização e luta contra essa nova forma de exploração do século XXI.

O evento incluirá painéis de discussão sobre as diferentes questões do setor, como a luta pela sindicalização e pelos direitos trabalhistas, que está crescendo em todo o mundo, e sobre as características específicas das condições do trabalho em plataformas, uma forma de redobrada de exploração. Também será abordada a discussão internacional sobre as diversas regulamentações que estão sendo debatidas em todo o mundo sobre o trabalho em plataformas e os desafios e potencialidades da coordenação internacional dos trabalhadores. Por fim, haverá uma assembleia em que os trabalhadores discutirão suas condições e definirão um programa e suas reivindicações.

Acompanhe o congresso pelo: https://www.facebook.com/gigworkerscongress