VICTOR ARTAVIA

Em 23 de julho, ocorreu o lançamento da Bancada Anticapitalista, promovida pela militância do Socialismo ou Barbarismo (SoB), da Juventude Já Basta! e do coletivo feminista Vermelhas. A candidatura a Deputado Federal da Bancada Anticapitalista foi lançada e é parte da construção do Polo Socialista Revolucionário, bem como contará com chapa completa de candidatos majoritários e dobradas com candidaturas a deputado estadual dentro desse campo. Em uma sala lotada com a presença de setenta companheiros, houve uma rica troca de ideias sobre a situação atual do país e a necessidade de promover a luta contra as ameaças de golpe de Bolsonaro nas ruas, assim como de manter a independência diante do projeto de conciliação de classes encarnado pela chapa Lula-Alckmin, que, se vencerem as eleições, governarão pelos interesses da grande burguesia e continuarão os ataques contra a classe trabalhadora e os setores explorados e oprimidos.  

A atividade começou com as saudações de personalidades da esquerda em solidariedade com nosso acampamento. A primeira intervenção foi do dirigente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo Altino Prazeres (PSTU), candidato a governador de São Paulo pelo Polo, que enfatizou a necessidade de apresentar uma alternativa socialista e revolucionária nestas eleições. Em seguida, falou Rojú Soares, produtor e comunicador digital que viajou de Minas Gerais para cumprimentar pessoalmente o evento e ressaltar a importância de apresentar as candidaturas dos jovens e lutadores socialistas; seu discurso terminou com uma frase – do nosso companheiro Renato – que emocionou a plateia: “Que alegria poder partilhar da luta com quem vive por ela, e não dela”.

Em seguida, foram feitas as saudações de outros companheiros. Entre outras, o militante ecossocialista Beto Bannwart, que veio do interior de São Paulo para o evento, enfatizou a importância da luta contra a destruição ambiental nos dias de hoje. Marcos Andrade, estudante de Literatura da USP, também falou, enfatizando a importância da organização revolucionária. Da mesma forma, Severino Félix interveio em nome da militância da SoB ABC, Rosi Santos para Vermelhas, Pedro Cintra e Maria Cordeiro para Já Basta! Além disso, durante toda a atividade, foram projetados vídeos com saudações de nossa Corrente Internacional Socialismo ou Barbárie a partir de Honduras, Costa Rica e Argentina. 

O evento foi encerrado com a intervenção dos quatro companheiros que compõem a Bancada Anticapitalista. O primeiro a falar foi Marcos Vieira, um estudante da UFABC, que destacou o caráter antidemocrático de um país que exclui e oprime milhões de jovens. Seguiu-se Karen Rezende, estudante de Geografia na USP, que enfatizou a violência sistemática da polícia contra a população das periferias. Ela foi seguida por Deborah Lorenzo, estudante de medicina, que destacou a violência contra as mulheres no país, que aumentou nos últimos anos em grande parte devido à retórica misógina de Bolsonaro. Finalmente, falou Renato Assad, estudante, entregador e que encabeça a Bancada Anticapitalista. Em seu discurso, destacou que o Bancada Anticapitalista propõe uma luta alternativa contra a exploração capitalista e advertiu sobre os perigos que o Bolsonaro encarna, e convocou todos os setores da esquerda revolucionária a formar uma frente para enfrentar a ultradireita e Bolsonaro nas ruas e, ao mesmo tempo, para lutar contra os ataques de um possível governo Lula, que estará sob a tutela da grande burguesia.  

Ao longo da semana publicaremos fotos e vídeos com algumas das intervenções na atividade. Convidamos você a apoiar a campanha da Bancada Anticapitalista juntando-se às atividades que realizaremos nas próximas semanas, contribuindo com a elaboração do programa, com a organização de atividades de campanha em sua cidade, bem como contribuindo financeiramente através da nossa vaquinha para sustenta a independência financeira dos patrões e burocratas.