Força da mobilização derrota Projeto de Lei de censura nas escolas de Santo André

Ativismo do PSOL foi fundamental nessa vitória


Projeto de lei (PL/299/17), do vereador Sargento Lobo que proibia a discussão de gênero e sexualidade nas escolas e ainda penalizava professores, foi repudiado por ampla maioria nesta terça-feira (24).

Depois de intensa pressão no plenário o projeto absurdo foi derrotado, o documento que foi apresentado anteriormente na surdina já havia sido aprovado em primeira instancia, na Câmara Municipal de Santo André.

Desde o início dos trabalhos o clima já era bastante tenso na sessão

De autoria do vereador bolsonarista Sargento Lobo, o PL pretendia amordaçar os professores e impedir o debate de gênero e sexualidade nas escolas públicas, defendendo o falacioso discurso da suposta “ideologia de gênero”. O vereador de origem militar é alinhado politicamente com as ideias do presidente da república, e tenta se alavancar como candidato do bolsonarismo nas eleições municipais de 2020.

Casa lotada de manifestantes

Diante da forte concentraçāo na sessão os defensores do projeto queriam suspender a votação para outro dia, manobra que claro não foi aceita. A confiança no poder da mobilização era visível, o que levou o projeto a ser derrubado por 8 votos a 6.

A enorme pressão de professores, estudantes, trabalhadores e ativistas que lotaram o plenário e se demonstraram intransigentes pela derrubada do projeto por inteiro foi fundamental. Uma grande vitória fruto da mobilização!

Gabriel Mendes falou direto da Câmara logo após a votação

2 COMENTÁRIOS