Crise climática: “Como ousam?” tradução do discurso de Greta Thunberg na ONU

Greta ativista de apenas 16 anos, que se tornou uma referência internacional do movimento contra as mudanças climáticas, fez um discurso inflamado denunciando os governantes na Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas. “As pessoas estão sofrendo. As pessoas estão morrendo. Ecossistemas inteiros estão entrando em colapso. Estamos no início de uma extinção em massa. E a única coisa sobre a qual sabem falar é sobre dinheiro e contos de fadas do eterno crescimento econômico. Como ousam?”

Traduzido pelo coletivo de juventude JÁ BASTA e coletivo feminista Vermelhas,

“Minha mensagem é que os estaremos vigiando”

“Tudo isso está errado. Eu não deveria estar aqui em cima. Eu deveria estar de volta a minha escola, do outro lado do oceano. No entanto, vocês vêm até nós, os jovens e buscam esperança? Como ousam? Vocês tem roubado meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E, mesmo assim, estou entre os afortunados. Há pessoas que estão sofrendo. Há pessoas estão morrendo.

Ecossistemas inteiros estão entrando em colapso. Estamos no início de uma extinção em massa. E a única coisa sobre a qual sabem falar é sobre dinheiro e contos de fadas de eterno crescimento econômico. Como ousam?

Por mais de 30 anos, a ciência tem sido muito clara. Como ousam olhar para o outro lado e vir aqui dizendo que estão fazendo o suficiente, quando as políticas e soluções necessárias ainda não estão à vista?

Vocês dizem que “nos escutam” e entendem a urgência. Mas não importa o quão triste e com raiva eu esteja, não quero acreditar nisso. Porque se realmente entenderam a situação e não agiram de nenhuma maneira, vocês são malvados. E me recuso a acreditar nisso.

A idéia de reduzir pela metade nossas emissões (gás carbônico – CO2) em 10 anos nos dá somente 50% de chance de permanecer abaixo de 1,5 graus e mantém o risco de desencadear reações irreversíveis em cadeia fora do controle humano.

Talvez 50% seja aceitável para vocês. Mas esses números não incluem pontos de inflexão, a maioria dos círculos de retroalimentação, aquecimento adicional oculto pela poluição tóxica do ar ou aspectos de equidade e justiça climática. Vocês também se baseiam que minha geração absorva centenas de bilhões de toneladas de CO2 do ar com tecnologias ainda insuficientes.

Portanto, um risco de 50% simplesmente não é aceitável para nós, os quais teremos que viver com as consequências. Para ter 67% de possibilidade de nos manter  abaixo do aumentode 1,5 graus de temperatura global , as melhores probabilidades fornecidas pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), indicavam que o mundo teria 420 gigatoneladas de CO2 para emitir em 1º de janeiro de 2018.

Hoje, esse número já se reduziu para menos de 350 gigatoneladas. Como ousam fingir que isso pode ser resolvido agindo como de costume e com algumas soluções técnicas?

Com os atuais níveis de emissão, esse pressuposto restante de CO2 levantado desaparecerá completamente em menos de 8 anos e meio.

Hoje, aqui,  não se apresentarão soluções ou planos em consonância com esses números. Porque esses números são muito desconfortáveis. E eles ainda não estão firmes o suficiente para vocês para dizer as coisas como são.

Vocês estão falhando conosco.

Mas os jovens estão começando a entender sua traição. Os olhos de todas as gerações futuras estão sobre vocês. E se escolherem falhar conosco, nunca os perdoaremos.

Não deixaremos continuarem com isso. Bem aqui, agora, é onde traçamos essa linha. O mundo está acordando. E a mudança está chegando, gostem ou não.

Obrigado.”