Steve Bannon, ex-assessor de Trump processado por corrupção

O ideólogo de extrema-direita e conselheiro da campanha de Trump foi preso e libertado sob fiança por desviar fundos da associação civil que promoveu a construção do muro racista com o México.

Martín Mandeb

Durante as últimas semanas, a justiça burguesa ianque deu algumas estocadas contra alguns dos representantes mais conservadores do espectro político dos EUA. Além do avanço contra a Associação Nacional de Espingardas¹ há algumas semanas, em 20 de agosto, a prisão de Steve Bannon, um dos quadros-chave na organização da campanha eleitoral de Trump, que foi coroado com a vitória; e que mais tarde foi consultor de várias organizações da nova direita que se organizou no mundo, dialogando e organizando a política de vários grupos “Alt-Right” a nível mundial. Entre eles estão o Vox espanhol, a Liga do Norte de Mateo Salvini na Itália e, na América Latina, o diálogo direto com o imprestável Jair Bolsonaro.

A acusação vem de promotores federais da cidade de Nova York, que em um relatório de 23 páginas acusaram o ex-banqueiro Bannon de desviar fundos de uma associação sem fins lucrativos para assegurar despesas pessoais. Esses atos de corrupção não são surpreendentes neste caso – Em geral, ninguém se surpreende quando se descobre que figuras ultra reacionárias cometeram fraude econômica – mas sim pelo lugar onde se diz ter ocorrido esta fraude.

Acontece que esta organização sem fins lucrativos é a “We Build The Wall” (Nós construiremos o muro), uma organização que tinha o objetivo de levantar dinheiro para realizar o grande cavalo de batalha de Trump: a construção do muro que separaria a fronteira dos EUA da fronteira mexicana. Este projeto ultra-reacionário e racista, que foi truncado pela impossibilidade de conseguir que o México pagasse pela construção – como os republicanos queriam em sua imaginação delirante – foi assumido por Bannon e outros empresários para receber dinheiro que supostamente seria usado para ajudar o Estado a erguer o muro imperial. 

Como não poderia acontecer de outra forma, esse grande quadro da direita usou mais de um milhão de dólares (dos 25 milhões coletados nestes 4 anos desde que a organização foi fundada) para despesas pessoais². Trump saiu rapidamente para lamentar a prisão de seu amigo e ex-coordenador de campanha, ao mesmo tempo em que se desligou de qualquer conexão com as fraudes da organização³. Seria a última coisa que ele precisaria antes da última parte da campanha presidencial que o colocaria contra Biden.

Entretanto, as estocadas da justiça tentam assustar mais do que ferir: poucas horas depois de ser preso, Bannon foi solto sob fiança de 5 milhões de dólares. Os quadros que forjam as organizações racistas, misóginas e anti trabalhadores do mundo não podem ser presos com um mandado de um sistema de justiça que – apesar de todas as diferenças plausíveis entre eles – tem vínculos de classe indissolúveis com esses direitistas. Uma causa simples de defraudar pouco e nada vai tornar estes defensores da ordem burguesa irrevogáveis.

Entretanto, estas reclamações são importantes para a análise da situação política ianque e de suas mudanças: se algo está se movendo nas alturas da justiça, pode ser porque esteja em diálogo com um movimento mais geral que está acontecendo. A causa aponta contra uma das organizações que está promovendo um muro que seria o épico do racismo trumpista, tendo ocorrido há algumas semanas uma enorme rebelião popular anti-racista. O leitor compreenderá porque não consideramos isso uma coincidência. Vê-se que estes desenvolvimentos permanecem na esfera da justiça, mas mais importantes são os reflexos das mobilizações históricas ocorridas este ano, que continuam a ter suas reflexões.

Tradução Gabriel Mendes

1 Veja:  “Nueva York: la justicia ordena la disolución de la Asociación Nacional del Rifle”http://izquierdaweb.com/nueva-york-la-justicia-ordena-la-disolucion-de-la-asociacion-nacional-del-rifle/

2 Veja:  “Steve Bannon Is Charged With Fraud in We Build the Wall Campaign ”https://www.nytimes.com/2020/08/20/nyregion/steve-bannon-arrested-indicted.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

3 Veja: “Steve Bannon charged with defrauding donors in private effort to raise money for Trump’s border wall” https://www.washingtonpost.com/national-security/stephen-bannon-arrested-charged/2020/08/20/6d46847c-e2ea-11ea-b69b-64f7b0477ed4_story.html