Chamamos as mulheres brasileiras a irem às ruas pela legalização do aborto no dia 8 de agosto nesta quarta-feira
VICTÓRIA RIBEIRO
Nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, será votado no Senado argentino a 2º sanção para aprovação da lei que garante o direito ao aborto legal. Após a primeira votação pela legalização do aborto na Câmara de Deputados da Argentina, que ocorreu no início de junho, o movimento de mulheres no Brasil ocupou as ruas em inúmeras cidades para exigir a legalização do aborto.
Ricas abortam com segurança, mulheres pobres morrem!
No Brasil, 1 milhão de mulheres abortam por ano e uma mulher morre a cada 2 dias em consequência de complicações oriundas de abortos clandestinos. Esses dados apresentam uma realidade ignorada por setores conservadores e políticos reacionários, que impulsionam discursos de ódio a favor da criminalização do aborto onde pregam uma falsa moral sobre o tema.
O Estado é o principal responsável pela morte de milhares de mulheres pobres, com baixa escolaridade, desempregadas e negras todos os anos devido à criminalização do aborto. Se por um lado as mulheres ricas abortam com segurança, por outro, a maior parte da população de mulheres fica a mercê de clínicas clandestinas e métodos não seguros para interrupção de gravidez. A realidade exige mobilização e um amplo processo de conscientização.
Coragem para impor uma vitória histórica!
Os tempos de ofensiva reacionária, como os que estão configurados no Brasil e mundialmente, evidenciam discursos violentos para diversos lados, e causam impactos ainda maiores quando são impulsionados por figuras como youtubers e políticos nacionais, como os discursos inflamados, ácidos, machistas e violentos de Jair Bolsonaro.
A coragem das mulheres argentinas, com grande participação do movimento Las Rojas, inspira as mulheres brasileiras e latino americanas, que mesmo no contexto de ofensiva reacionária dão exemplo de luta e resistência. A vitória das mulheres argentinas pela legalização do aborto pode ampliar a luta e resistência do movimento de mulheres por toda América Latina. E esta não é uma conquista somente para as argentinas, mas também ao movimento internacional de mulheres, que hoje se apresenta como o mais dinâmico e combativo contra a direita reacionária, organizando importantes mobilizações em defesa de seus direitos e emancipação!
Nesta importante quarta-feira, 8 de agosto, em que milhares de argentinas estarão fazendo um ato vigília e acompanhando a votação no Senado argentino, nós do Socialismo ou Barbárie queremos fazer o chamado a todas as mulheres, e companheiros homens que se colocam contra as medidas conservadoras e de violência às mulheres, a se incorporarem aos atos no Brasil pela legalização do aborto!
Construir um forte movimento pela legalização do aborto no Brasil e em toda América Latina!
Pela legalização do aborto, seguro, gratuito no hospital!
Que as mulheres decidam por seus corpos!
Marchas no Brasil
8 de Agosto
Consulado Geral Argentino
Av. Paulista 2313
18h
ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro)
16h
Praça 7
17h
Esquina Democrática
17h30