Publicamos o boletim assinado por uma Comissão de Professores e pela APOESP São Bernardo do Campo como parte da campanha contra a implantação do ensino integral  na EE Mário Franciscon, escola situada em São Bernardo do Campo. Além dessa, o governo do Estado, Dirigentes de Ensino e Diretores de Escola fazem mais uma ofensiva – muitas vezes se utilizando manobras, fraudes e mecanismos antidemocráticos – para impor esse projeto excludente e que retira direitos em mais centenas de escola. Nesse sentido, é preciso toda solidariedade à luta das comunidades escolas para que a vontade da maioria se imponha.   

Redação

O GOLPE TA AÍ…

ATENÇÃO COMUNIDADE DA EE MARIO FRANCISCON!

Há muito tempo o governo de São Paulo não investe em Educação e abandona as escolas da rede estadual. Agora o  golpe é a imposição das escolas de tempo integral (PEI) sem levar em consideração as reais necessidades e sem participação democrática da comunidade escolar! E ainda faz isso através de uma série de mentiras. Mas, na realidade, as escolas continuam abandonadas, sem salas de aula suficientes, sem equipamentos adequados e com falta de professores, que acabam adoecendo de tanta exaustão.

Da mesma forma que ocorreu com outras escolas, transformar a EE Mario Franciscon em PEI, significa fechar mais salas de aula, períodos e o Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes trabalhadores serão obrigados a procurar outra escola longe de suas casas, pois muitas escolas da região já foram transformadas em PEIs e as demais já estão superlotadas e sem condições de ofertar vagas.

Não podemos aceitar esse ataque ao direito à educação! É preciso fazer o debate sobre o assunto de maneira transparente e não impor de cima para baixo uma medida que vai prejudicar a vida de toda a comunidade através de formulários enganosos que prometem mundos e fundos e reuniões em que apenas a direção da escola fala. É preciso abrir um processo de conversa verdadeiramente democrático, convocar imediatamente o Conselho da Escola, realizar debates com especialistas, assembleias de todos os setores e uma assembleia geral para discutir o assunto.

DIGA NÃO A ESSE PROJETO PEI EM NOSSA ESCOLA! ESTUDAR É UM DIREITO! 

 10 MOTIVOS PARA SER CONTRA O PEI

1. Fechamento de ao menos 15 salas de aula;
2. Fechamento de períodos;
3. Fechamento da EJA – Educação de Jovens e Adultos;
4. Centenas de estudantes serão forçados a mudar de escola;
5. Professores terão que mudar de escola;
6. Superlotação das outras escolas da região;
7. Imposição de uma escola sem estrutura e investimento para atendimento em período
integral;
8. Sem real consulta a comunidade e sem apresentação de um projeto verdadeiro e realista;
9. Não atenderá todos os alunos que moram no bairro, tendo que estudar em escolas distantes de suas casas;
10. Estudantes que trabalham, serão prejudicados por não terem opção de período noturno.

COMISSÃO DE PROFESSORES E APEOESP SÃO BERNARDO DO CAMPO