O capitalismo do século XXI não oferece nenhuma alternativa para as novas gerações. Pelo contrário, a cada dia aprofunda as formas de exploração, os ataques contra a educação pública, a destruição da natureza para garantir o lucro dos empresários do agronegócio e do garimpo, assim como a opressão contra as mulheres, os negros e a comunidade LGBTQIA+. Diante disso, novamente coloca-se a pergunta que Lenin fez: o que fazer?
Nós da juventude Já Basta! e da corrente Socialismo ou Barbárie (SoB) entendemos que é preciso lutar por uma saída anticapitalista, quer dizer, construir um mundo sem exploração e opressão na qual a riqueza produzida pela humanidade seja colocada para o desenvolvimento coletivo da sociedade, e não para garantir o lucro de alguns poucos burgueses como acontece no sistema capitalista atualmente.
Por isso, convidamos você ao nosso grupo de estudos de introdução ao marxismo revolucionário, para refletir sobre as tarefas da esquerda revolucionária no Brasil a partir das categorias básicas do pensamento comunista (materialismo histórico, concepção do Estado, revolução permanente, entre outras). Nossos encontros ocorrerão todas as terças-feiras entre 11 de abril até 16 de maio a partir das 18h (duração de 1h e 15 minutos aproximadamente) na sala 10 da geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas, na Universidade de São Paulo.
Disponibilizamos abaixo em PDF o caderno de formação política que será utilizado em nosso grupo de estudos.
Acesse aqui o caderno de formação política
Nos vemos lá!