Na quarta-feira, 2 de junho, o agrupamento de Jovens Trabalhadores Precarizados (JTP) e dezenas de trabalhadores independentes de entregas realizaram uma importante concentração no Ministério do Trabalho na Rua Leandro N. Alem para apresentar a documentação necessária e exigir o reconhecimento do Sindicato de Base de Trabalhadores de Entrega por Aplicativos (SiTraRepA).
Mais de 100 entregadores de diferentes aplicativos reunidos na porta do Ministério, entregadores que nós da JTP encontramos em greves, bloqueios, caravanas, assim como em nossas Paradas Solidárias e com os quais fundamos a SiTraRepA na assembléia de 18 de maio de 2021.
Embora a agitação fervorosa com tambores e caixas não parava, Nicolás Doudtchitzky, Secretário Geral da SiTraRepA, juntamente com Ramiro Manini, assessor jurídico, foram recebidos pelo Ministério. As autoridades reconheceram que há um debate em torno dos trabalhadores de entregas por aplicativos, pois são mais de 50.000 companheiros que executam essas tarefas sem que se reconheça suas relações de trabalho.
Nós, trabalhadores de entregas, dizemos que queremos e precisamos que nosso novo sindicato seja reconhecido a fim de fazer avançar os direitos trabalhistas a que temos direito e que empresas como Rappi e Pedidos YA nos negam: salário mínimo, ART, medidas de saúde e segurança, entre outras. É por isso que na reunião exigimos dos funcionários do Ministério uma resposta imediata ao pedido de reconhecimento do SiTraRepa.
Merece uma menção honrosa a presença dos camaradas da EMA, trabalhadores terceirizados da Edesur em luta, que trouxeram sua solidariedade com nossa reivindicação, e em algumas palavras comoventes transmitiram sua luta em defesa dos postos de trabalho contra a precarização.
Estamos orgulhosos deste grande passo na construção de um sindicato que está verdadeiramente a serviço dos trabalhadores, que dá voz a todos os trabalhadores de entregas e responde às necessidades do conjunto. Após um enorme esforço, sabemos que a luta continua e continuaremos nas ruas até que as empresas e o governo nos reconheçam como trabalhadores e reconheçam nosso sindicato. Não temos confiança nas palavras dos funcionários; nossa confiança e nossa força estão na luta. Convidamos a todos os trabalhadores de entregas e trabalhadores por aplicativos a multiplicar as Paradas Solidárias da JTP e a continuar afiliando mais trabalhadores de entregas ao SiBTraRepA para fortalecê-lo como uma ferramenta de organização por nossos direitos.
[Essa é uma importante vitória da organização pela base das novas gerações trabalhadoras que buscam construir ferramentas de luta política-emancipatória, saudamos os companheiros da JTP e trabalhadores independentes que estão dando a batalha por um sindicato verdadeiramente a serviço dos trabalhadores N.T]
Tradução Gabriel Mendes