Argentinas a poucos passos de conquistar o Aborto Legal

Debate no Congresso Nacional terá participação de Manuela Castañera

ROSI LUXEMBURGO, desde Argentina

Na Argentina o movimento de mulheres passa por um momento histórico em relação à luta feminista na região. Depois da chamada primavera feminista, fenômeno que impactou estruturas patriarcais de diversos países (alguns mais outros menos), sem dúvida houve uma rearticulação do movimento feminista combativo que se faz nas ruas. Depois do Uruguai – o país mais recente a despenalizar o aborto -, nas últimas semanas, o Congresso Nacional da Argentina abriu discussões sobre o direito ao aborto.

Essa é uma vitória do movimento de mulheres e uma grande conquista que essa discussão tenha chegado a tal instância. Mas isso só ocorreu porque esse debate já havia sido resolvido fora do Congresso, ou seja, foi a ação do poderoso movimento de mulheres nas ruas nos últimos anos que colocou a maioria da sociedade a favor da legalização do aborto. Mesmo assim, não consideramos que será o Congresso que nos dará a vitória final. Já iniciaram especulações sobre a quantidade de votos a favor e contra na Câmara dos Deputados. Mas, a decisão final ainda vai passar pelo Senado Federal, instância mais conservadora do Congresso e que, todavia, pode oferecer mais resistência ao projeto.

Além de todos estes empecilhos para bloquear essa importante conquista das mulheres, a ideologia dominante levada pela imprensa tende a ganhar corações e mentes para os jogos da Copa da Mundo. Por isso, devemos tomar as ruas no dia 4 de junho para realizar uma massiva mobilização em todo o país para impor que o Congresso vote esse direito! Devemos seguir conscientes de que só obteremos essa vitória se seguirmos mobilizadas exigindo o direito ao aborto seguro e gratuito no hospital. Alertaremos também que o Congresso pude a qualquer momento dar as costas a ampla maioria da sociedade que reclama esse direito.

Devemos aproveitar essa oportunidade histórica e só podemos contar com nossas próprias forças, isto é, a força do movimento de mulheres apoiado pelos setores populares, pela juventude e pelos trabalhadores. Somente com muita luta, com a unidade de diversos setores e nas ruas vamos conquistar o direito ao aborto legal, seguro e gratuito no hospital!

Hoje no Congresso Nacional a companheira Manuela Castañera em seu discurso à nação dirá que só chegamos até aqui por conta da luta das mulheres nas ruas e será nas ruas que vamos obter a vitória final!

Veja o discurso por: http://dtv.diputados.gob.ar/streaming/