O ABC é berço da luta sindical e da luta pelos direitos dos trabalhadores, inúmeras manifestações e greves foram realizadas nas últimas décadas. Na manifestação de primeiro de maio em 1980 um fato inédito aconteceu: um grupo de 50 pessoas do Somos, o primeiro grupo em defesa dos direitos LGBTQIA+ no Brasil, aderiu à marcha com duas faixas: “Contra a intervenção nos sindicatos do ABC” e “Contra a discriminação do/a trabalhador/a homossexual”.
Quase 40 anos se passaram desse fato, o Grande ABC já teve diversas lideranças políticas, prefeitos de diversos partidos e não houve nenhum avanço real nas pautas LGBTQIA+ nesse período. Durante as eleições de 2018, com a vitória de Bolsonaro e o fenômeno entorno de sua campanha e ideologia ultrarreacionária, a LGBTIfobia é uma característica latente da política de repressão e retirada de direitos implementada pelos governos em diferentes níveis.
Hoje, mais do que nunca, tornou-se impossível ficar de braços cruzados enquanto atacam violentamente os direitos democráticos e mascaram a violência diária que atinge os LGBT’s. O Brasil segue sendo um campeão mundial em um triste campeonato de assassinatos de pessoas trans, com um número de mortes transfóbicas 4 (quatro) vezes maior do que o segundo lugar, México, que é um país mais violento e com uma taxa de homicídios por habitante maior que a nossa.
Vale ressaltar que a cada 16hs, 1 pessoa no Brasil é vítima de LGBTIfobia. Índice que tende a piorar a partir de falas do presidente da república que legitimam e autorizam o uso de armas e o ataque homotransfóbico. Entendemos que é importante participar ativamente da caminhada da visibilidade Lgbtqia+ porque reflete uma tendência democrática repercutindo em um amplo setor da sociedade, principalmente entre a juventude.
Além disso, entendemos que há uma tendência para o fortalecimento do caráter militante e crítico no interior do movimento, com expressões de insatisfação contra governos reacionários que marcam o giro a direita que caracteriza a situação política internacional. Assim, convocamos essa 1ª Caminhada da Visibilidade Lgbtqia+ do Grande ABC que ocorrerá no dia 30 às 14h na Praça Brasil Zanella, em São Bernardo do Campo.