ROSI SANTOS, pelas Vermelhas
Parabéns à luta e todo esforço das mulheres, LGBTQIA+ e de toda sociedade argentina. Saudação especial às nossas companheiras que se concentraram todo o dia com uma fervorosa batucada que se ouvia de dentro do Senado.
Viva @lasrojasoficial, viva a organização das mulheres e da sociedade civil! Por 38 votos a favor e 29 contra, o aborto passa a ser garantido por lei na Argentina!
Isso quer dizer que o Estado deixa de se isentar pela problemática que afeta milhares de mulheres e pessoas gestantes e se compromete com um direito já garantido em diversos países.
Sem sombra de dúvidas, essa vitória impacta positivamente a toda luta feminista da América Latina! Viva!
A vitória só foi possível porque não houve confiança na institucionalidade, essa é uma conquista incalculável para essa e futuras gerações.
Merecida, principalmente, porque foi fruto da luta intensa e ininterrupta de todo movimento feminista que mobilizou milhares de pessoas nas ruas.
O texto aprovado nesta quarta-feira (30) estabelece que as mulheres e pessoas com capacidade de gestar tenham direito à interrupção voluntaria da gravidez até a 14ª semana de gestação.
É direito!
Fim das mortes em abortos clandestinos!
Que seja legal em todas as partes!