Publicamos a seguir a declaração do Congresso Internacional de Trabalhadores de Plataforma que, reunido na última semana, decidiu por declarar apoio e solidariedade incondicional à luta do povo palestino pelo direito à autodeterminação e pelo imediato cessar-fogo!

Redação

O Congresso Internacional de Trabalhadores de Plataforma, no qual participam sindicatos, grupos e coletivos de trabalhadores por plataforma de 4 continentes, expressa a sua solidariedade com o povo palestino e o seu direito à autodeterminação. Apelamos por um cessar-fogo imediato para pôr fim ao genocídio que está em curso em Gaza e evitar mais mortes em toda a região.

Enquanto trabalhadores e trabalhadoras, somos solidários com os milhares de trabalhadores, crianças, mulheres e homens que estão sofrendo com a violência brutal em meio a uma verdadeira catástrofe. Da mesma forma, condenamos toda forma de manifestação de antissemitismo e islamofobia. Rejeitamos a ocupação, as diásporas, a violência de Estado, o apartheid e as ameaças de genocídio que o povo palestino enfrenta há 75 anos e que hoje são severamente reforçadas, em especial sobre a alarmante ofensiva que se desenvolve em Gaza e a repressão na Cisjordânia.

Apelamos urgentemente a um cessar-fogo e nos juntamos aos nossos companheiros do movimento sindical da Palestina para exigir o fim do financiamento do conflito pelos governos do mundo, assim como, do armamento ao Estado de Israel.

Defendemos o direito a uma Palestina livre, onde todos os povos possam viver em paz.