COB: ultimato aos golpistas e greve geral por tempo indeterminado
A Central Operária Boliviana acaba de lançar um ultimato aos golpistas. Se não recuarem de sua ofensiva em 24h, o movimento operário fará uma greve geral por tempo indeterminado e se mobilizará massivamente até La Paz
O tabuleiro político parece que se coloca como em 2003: já se colocaram em movimento as massas de El Alto, os camponeses e agora entram em cena as organizações operárias.
São os mesmos atores que enfrentaram a repressão, derrotaram as tropas e expulsaram o governo de Sánchez de Lozada.
Como se os anos de estabilidade do governo do MAS e sua mediação reformista não tivesse existido, a luta de classes se coloca em movimento de novo com os mesmos inimigos em conflito.
Em seu pronunciamento público de hoje, a COB convocou uma greve geral por tempo indeterminado e para marchar até La PAZ.
Não é pouco: cada vez que os mineiros da COB entram em cena – em geral, abrindo caminho para “dinamitazos” – definem a lutra de classes a favor das massas.
A atitude vacilante da sua direção, não obstante, é evidente. Esperaram dias para se estabilizar a situação para depois lançar um ultimato.
Ainda mais, já tem uma longa história de traições e é provável que voltem a trair.
Como tem ficado claramente expresso, é cada vez mais necessário rechaçar a renúncia e o exílio de Evo Morales.
Esse é no momento a única maneira de expulsar os golpistas do comando do Estado. A superação dos limites do MAS pode estar em curso, porém há apenas uma solução: derrotar o golpe”
Apesar das derrotas e das traições de sua direção, os mineiros têm grande tradição revolucionária.
Em 1952 derrotaram o exército da ditadura militar e obrigaram as tropas a desfilara de cuecas diante das massas triunfantes da cidade.
Seu principal obstáculo é a traidora direção da COB, que os entregou várias vezes aos inimigos.
Os operários e camponeses bolivianos já aplastaram nas ruas ditaduras militares e humilharam as suas tropas.
Podem vencer novamente.
Abaixo os golpistas!