Organizar o partido para as lutas e eleições /2018
POR SUELI ALVES
No último dia 24 de março realizamos no plenário da câmara municipal de São Bernardo do Campo, o primeiro Encontro do PSOL-SBC em 2018. Neste encontro tivemos a presença da pré-candidata a governadora Lisete Arelaro que nos saudou apresentando o seu compromisso com uma candidatura que se coloque na linha de frente contra as candidaturas reacionárias de direita e como alternativa de fato combativa ao Partido dos Trabalhadores.
A mesa do encontro foi composta pelas correntes que compõe hoje o diretório municipal (TLS, Mais, US e SOB) e que fizeram uma explanação sobre a difícil conjuntura nacional, onde vivemos momento de ofensiva reacionária, mas também apresentaram os desafios do PSOL São Bernardo em estar à frente da resistência e das lutas que travam hoje o conjunto dos oprimidos frente aos ataques.
Lembramos o fato de esse encontro estar se realizando dias após a morte da vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL, Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, onde entendemos ser claramente um assassinato político contra o conjunto da esquerda brasileira. Além de nossas homenagens a eles, expressamos nossa indignação e a disposição de continuarmos nas ruas exigindo justiça. Não vamos esquecer jamais esse ataque e Marielle estará sempre presente em nossas lutas.
Ressaltamos a importância de termos como candidatos a presidência o líder do MTST, Guilherme Boulos e a líder indígena Sonia Guajajara, representantes das lutas populares que enfrentam de forma consequente a política de desmonte dos direitos dos trabalhadores implementados pelo governo ilegítimo de Michel Temer.
Após a explanação da mesa, foi aberto o debate para os demais presentes no encontro que além de fazerem suas análises políticas sobre a conjuntura apresentaram propostas para que o PSOL São Bernardo do Campo encaminhe no próximo período.
O encontro foi crucial para estabelecer os próximos passos do PSOL e comprometer toda a militância e filiados nessa jornada de construção de um partido que enfrente os partidos burgueses e que se apresente como alternativa de esquerda ao partido dos trabalhadores. Para isso tiramos como resoluções:
Realização de um seminário de programa dos pré-candidatos do PSOL- SBC
Lançamento da candidatura dos pré-candidatos à presidência (Guilherme Boulos e Sonia Guajajara)
Formar um setorial de mulheres de SBC
Intensificar e convocar o curso das mulheres do PSOL- ABC
Fortalecer os núcleos de base do PSOL
Entrar com representação junto ao Ministério Público quanto ao aumento das passagens de ônibus na cidade de SBC
A executiva do partido na cidade deve chamar o diretório para juntos deliberarem sobre a organização de grupos de trabalhos no PSOL –SBC, além do fortalecimento a comunicação do partido
Criação de setoriais de mulheres, negros, juventude, saúde, educação, moradia
Fortalecer o trabalho do PSOL nas redes sociais e diferentes mídias
Organizar a presença do PSOL na tribuna da Câmara Municipal
Trabalhar para ter uma sede própria
Ter mais momentos culturais nos eventos do partido
Atuarmos nos diversos movimentos sociais que existem na cidade
Promover uma nova plenária ainda em 2018
Moção de apoio aos trabalhadores públicos de São Paulo que estava em greve
PARTICIPE DA PRÓXIMA ATIVIDADE DO NÚCLEO PSOL CENTRO SÁBADO (14/4) ÀS 14 HORAS NO PLENARINHO DA CÂMARA DE SBC FORMAÇÃO DAS MULHERES DO PSOL ABC RELAÇÕES DE GÊNERO E VIOLÊNCIA APÓS O TERMINO DESSA ATIVIDADE, ÀS 17H, DAREMOS ALGUNS INFORMES E DECIDIREMOS SOBRE AS PRÓXIMAS ATIVIDADES DO NÚCLEO CENTRO TAMBÉM NO DIA 14 TERÁ UM ATO DE MARIELLE FRANCO EM SÃO PAULO, DO QUAL PARTICIPAREMOS APÓS AS ATIVIDADES DO DIA. |