Mulheres argentinas à beira de uma conquista histórica

MULHERES SoB 

Hoje, 13 de junho de 2018, está prevista a votação na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional argentino a lei que garante o direito ao aborto legal, seguro e gratuito às mulheres até 14ª semana de gravidez.

Desta forma, saudamos a todas as companheiras argentinas, pois só se chegou a essa situação, ou seja, a possibilidade de aprovar um projeto como esse no Congresso, porque o movimento de mulheres desse país tem feito uma luta histórica.

Hoje, a vigília nacional pela aprovação da lei que regulamentara o aborto na Argentina é parte dessa luta. A mobilização é grande, concentradas em diversos locais, escolas, faculdades e na frente do Congresso, as mulheres e apoiadores pressionam para que os deputados votem esta lei sem manobras parlamentares.

Sabemos da importante batalha que foi construída pelas feministas argentinas nas ruas, e que está muito próxima de uma vitória. Uma luta histórica que é motivo de orgulho para nós do movimento feminista no Brasil e que tem servido de exemplo e nos encorajado a combater pautas reacionárias e machista também aqui.

Por educação sexual para decidir, métodos contraceptivos para não engravidar e aborto legal, seguro e gratuito para não morrer ou sofrer por uma gravidez indesejada.