Lançamento do Núcleo PSOL Centro em SBC

Conjuntura nacional e situação das mulheres no Brasil

POR SUELI ALVES – DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSOL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Vivemos no Brasil uma situação de constantes ataques aos trabalhadores e oprimidos. Ataques que são impostos pelos governos Federal, Estadual e Municipal.

Um desses grandes ataques foi a reforma trabalhista que retirou direitos importantes dos trabalhadores e a tentativa de aprovação da reforma da previdência. Outro grande ataque está acontecendo com a intervenção militar no Rio de Janeiro, onde aumenta ainda mais a perseguição e opressão ao povo pobre, jovem, negro e da periferia.

Uma verdadeira cortina de fumaça que o governo Temer usa para esconder a sua derrota momentânea em relação a reforma da previdência e tantos desmandos de seu governo.  Aos moldes de Temer, Alckmin e Orlando Morando seguem também atacando o conjunto da classe trabalhadora e da juventude. 

No entanto, apesar de tantos ataques, a classe trabalhadora e a juventude se organizam e resistem. Greves são organizadas pelo país, terrenos são ocupados pelo MTST, estudantes lutam contra o aumento de passagens. As mulheres em várias partes do mundo – como foi o da Espanha – realizaram um 8M histórico e, mais uma mais uma vez, as mulheres do Brasil realizaram um 8M muito combativo e com mais participantes, como os ocorridos em São Paulo, na Paulista, e em São Bernardo do Campo, na Marechal.

Aliás, em São Bernardo vemos grande dinamismo da juventude, demonstrado pelas meninas e meninos nas atividades culturais do movimento HIP Hop, como as da Batalhas da Matrix e da Batalha das Minas.
Porém, para enfrentar esses governos, a burguesia e movimentos reacionários como MBL (Movimento Brasil Livre) é necessário nos organizarmos em um partido que se apresente de fato como uma alternativa. 

O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) vem cumprindo esse importante papel e para que continue neste caminho é preciso reunir mais lutadoras e lutadores em seu interior, para avançar nas lutas e em uma alternativa política ao PT (Partido dos Trabalhadores) que há muito não cumpre este papel. 

São Bernardo do Campo, importante cidade do ABC paulista, berço de muitas lutas, precisa ampliar os espaços de organização dos trabalhadores. Consideramos que seja muito importante discutirmos a situação das trabalhadoras mulheres, que sofrem com diversos tipos de opressão, além da própria superexploração do trabalho feminino.

Queremos discutir e organizar as companheiras de nossa cidade dentro de um projeto de total emancipação, contra a violência, o assédio e que coloque a todas como protagonistas de ações pelo fim de uma sociedade machista. 

Por isso vamos ter um núcleo do PSOL no centro da cidade que seja mais um polo de discussão, organização, resistência e luta de todos e todas. Para continuarmos resistindo aos ataques e prepararmos a contraofensiva dos trabalhadores nas lutas e nas eleições, juntem-se a nós no NÚCLEO PSOL CENTRO.

1º ENCONTRO DIA 17/03 ÀS 16 NA SUBSEDE APEOESP SÃO BERNARDO DO CAMPO