Duas adolescentes da Califórnia, Ella Clark e Emma Orrick, assumiram a liderança na luta pela sindicalização da Starbucks na área da Baía de São Francisco

MIGUEL PAREDES

Os trabalhadores mais jovens da Starbucks em São Francisco e arredores começaram a se organizar. Duas adolescentes da Califórnia, Ella Clark e Emma Orrick, assumiram a liderança na luta pela sindicalização da Starbucks na área da Baía de São Francisco.

“Vi a maneira como a Starbucks reagia à formação de sindicatos e à assinatura de petições (pelos trabalhadores) em outras lojas. Fiquei frustrada por eles não respeitarem seu direito de organização”, disse Ella Clark, estudante da Tamalpais High School, ao San Francisco Examiner. “Enviei um e-mail e disse: ‘ei, eu amo meu trabalho, não sei se sindicalizar é a melhor coisa a fazer por nós, mas como posso ajudar?”

Há alguns meses, a onda de sindicalização nos Estados Unidos acrescentou um novo capítulo com várias localizações da Starbucks nas principais cidades como Seattle e Nova Iorque. Surgiu a Starbucks Workers United.

A Starbucks é uma empresa com uma política abertamente anti-sindical, que até viola os limites da lei norte-americana. Como a Amazon, ela impõe reuniões obrigatórias para tentar “convencer” os trabalhadores com seu discurso anti-sindical. Além disso, há quinze dias, o CEO da Starbucks anunciou aumentos salariais para os trabalhadores não sindicalizados.

Apesar de tudo isso, mais de 60 locais já conseguiram se sindicalizar. Os últimos a aderir foram os trabalhadores das lojas de Santa Cruz (uma cidade 100 km ao sul de São Francisco).

Os trabalhadores adolescentes em São Francisco e arredores se organizaram com Ella e Emma liderando o caminho. Entre suas exigências estão salários mais altos e melhores planos de saúde. Diante de uma realidade de exploração e precariedade, as novas gerações de trabalhadores estão optando por se organizar e lutar por seus direitos.

Publicado originalmente em: https://izquierdaweb.com/union-babes-estudiantes-secundarias-la-cabeza-de-la-sindicalizacion-en-starbucks/