SOCIALISMO OU BARBÁRIE EUROPA
Às 17:20 desta tarde em Barcelona um indivíduo conduzindo uma furgoneta arremeteu através de la Rambla da capital catalã deixando até o momento um saldo de 13 mortos e mais de 80 feridos, alguns com gravidade. Expressamos nossa dor pela vítimas e apresentamos toda a nossa solidariedade a seus familiares e amigos.
Condenamos este abominável e reacionário fato que nada pode justificar. Porque se atacou a mulheres, homens e crianças, em sua maioria trabalhadores e residentes. Sempre são vidas inocentes que pagam como “resposta” a políticas as quais não decidiram e nem por elas são responsáveis.
Um ato tão aberrante quanto criminoso que o estado Islâmico reivindica e defende como método e orientação. Se trata de organizações reacionárias inimigas dos trabalhadores, das mulheres e da juventude, que mantém submetidas e aterrorizadas a sangue e fogo a populações inteiras do Oriente Médio.
Um método que depreciamos e combatemos pois suas consequências vão totalmente contra os interesses das populações que estes fundamentalistas dizem representar ou defender; o efeito imediato de tudo isto é legitimar o discurso reacionário e repressivo, a islamofobia e o racismo.
A única consequência disto é permitir aos governos imperialistas europeus utilizar este terrível ato como desculpa para justificar novas intervenções e bombardeios sobre a população do mundo árabe e fortalecer, ainda mais, a ideia de Europa fortaleza, habilitando uma agenda reacionária no interior dos países europeus.
É por isto que se há de repudiar estes atentados de maneira categórica e com as mais amplas mobilizações, como também, há que enfrentar-se nas ruas com as políticas dos governos europeus que com suas “guerras antiterroristas” pretendem criminalizar e marginalizar ainda mais as massas de imigrantes nos países europeus. Porque uma vez mais na Europa, como no Oriente Médio, são suas guerras mas nossos os mortos.