No próximo dia 16 (sábado) às 16 horas iremos inaugurar a Casa Rosa Luxemburgo através de um ato/homenagem seguida de uma celebração. Esse será um espaço de encontro, construção, formação, luta e celebração que contará com a participação da militância da Socialismo ou Barbárie – tendência do PSOL, simpatizantes, independentes e amigos da nossa corrente.
Com esse espaço queremos homenagear a grande revolucionária de origem polonesa, mas que se fez em pouco tempo um dos principais quadros políticos da história do marxismo revolucionário. Rosa foi uma gigante da prática e da teoria, foi aquela que enfrentou de forma revolucionária o revisionismo, a velha tática gradualista e a poderosa burocracia do Partido Socialdemocrata Alemão para dar vazão à luta da classe trabalhadora contra o velho regime, contra o capitalismo e pelo socialismo.
Sua curta e intensa vida deixou para todas as gerações singulares lições de estratégia revolucionária ao recuperar de Marx e ressignificar a auto-organização da classe operária como centro do fazer político. Todo o balanço das revoluções do século XX só comprovam a transcendência do pensamento, da vida e da obra de Rosa Luxemburgo – bem com o de Lênin, Trotsky, Gramsci e todo o marxismo revolucionário -, que certamente só pode contribuir hoje se for retomado criticamente pelas novas gerações.
Chamamos nossa primeira sede em São Paulo de Casa Rosa Luxemburgo como homenagem a essa gigante da luta pelo socialismo, mas queremos que seja, principalmente, um chamado à assimilação crítica militante desse gigantesco legado daqueles e daquelas que se engajam na luta por recolar em pé verdadeiras correntes revolucionárias, retomar a ofensiva socialista internacional da classe trabalhadora e dar passos para a superação do capitalismo. Assim convidados a todes que venham com a SoB construir a Casa Rosa Luxemburgo.