As manifestações ocorreram durante todo o dia nessa sexta feriara (20) e levou milhões de pessoas às ruas em mais de 140 países. Protestos vem exigindo ações imediatas de governos contra mudanças climáticas
Redação
A Greve Geral pelo Clima que tem origem no movimento “Fridays For Future” ou Sextas-feiras para o futuro, foi inspirado pela jovem ativista suíça Greta Thunberg de apenas 16 anos, no entanto, depois dos incêndios na Amazônia,- que ganhou repercussão mundial- a ação do dia de ontem parece ter ganhado ainda mais comoção popular. Realizada nesta sexta-feira, em mais de 140 países pelo mundo no Brasil, o movimento “Fridays For Future”, vem sendo chamada pela Coalizão Pelo Clima, uma frente ampla, multisetorial que reúne cerca de 70 organizações sociais, acadêmicos, ativistas e diversos ambientalistas.
Em diversas cidades, as manifestações foram bastante massivas, e vemos que vem dando um salto de qualidade importante.
Liderada por jovens
Com uma participação ainda maior de jovens e crianças exigindo compromisso dos governantes na defesa do futuro, a marcha de ontem teve poucas falas de partidos de esquerda porém, os jovens e até mesmo crianças tem reforçado a sua maneira muita indignação com o tratamento que governos, vem dando ao tema do desmatamento e o aumento da média global de temperatura, os grandes inimigos da sobrevivência das próximas gerações. Por isso, essas manifestações vem ganhando um forte caráter anticapitalista.
Estivemos na manifestação em São Paulo, onde a concentração do protesto, aconteceu na avenida Paulista a partir das 16h. Veja alguns registros do Esquerda Web: