Nós do Coletivo Professorxs em Movimento, estamos neste momento manifestando nossos sentimentos pelo falecimento do professor da rede estadual de São Paulo José Ferreira da Cruz.
Professor que ministrava aulas na cidade de São Bernardo do Campo de língua portuguesa e de língua inglesa. O professor de 59 anos precisou ser internado no dia 25/03 por problemas respiratórios, e como consequências apresentando sintomas do COVID-19, veio a óbito no dia 26/03/2020.
Temos uma grande parcela de professoras/es no grupo de risco na rede estadual, seja por problemas respiratórios ou por ser pessoas sexagenários, que continuam ainda a exercer suas atividades profissionais, seja aposentados que trabalham para complementar suas rendas, visto que estamos há mais de cinco anos sem aumento salarial, e sem direito a reposição pelos índices da inflação, seja pelos milhares de professoras/es que continuam trabalhando mesmo quando já atingiram o tempo de magistério para suas aposentadorias, e pelo descaso do governo estadual para com esses funcionários públicos ainda não conseguiram se aposentar, estando vulneráveis, com as mais diversas complicações de saúde em função das jornadas estafantes de trabalhos, diante da nova jornada imposta pelo INOVA.
Temos neste momento muitos profissionais adoecidos em nosso quadro do magistério estadual paulista, e nosso governador bolsodória, simplesmente ignora esses servidores, em não providenciar suas aposentadorias o quantos antes. Pior para nossas/os colegas que vierem a falecer sem ter tido o direito a suas aposentadorias, comprometendo desta forma a renda familiar de seus dependentes.
Debitamos mais essa morte aos governos federal e estadual que pensam somente no auxílio à classe dominante que vive da exploração do trabalho assalariado.
PROFESSORXS EM MOVIMENTO