Fórum de educação de SBC sobre adiamento do ano letivo

Em virtude de transtorno causado pela irresponsabilidade politica do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, ocorreu um adiamento injustificável do início do ano letivo nessa cidade, o que causou prejuízo para estudantes, famiíias e profissionais da educação. Por termos acordo no conteúdo geral com a nota publicada pelo Fórum Municipal de Educação São Bernardo do Campo a reproduzimos abaixo para que nossos leitores acessem a informação e uma posição crítica sobre o fato. Boa leitura!

Início do ano letivo tumultuado em SBC

O Fórum Municipal de Educação de SBC vem a publico manifestar-se diante da atitude tomada pelo prefeito Orlando Morando e pela Secretária da Educação, Sra Suzana Dechechi, em adiar o início do ano letivo de 2018 para o dia 15 de fevereiro. O Fórum compreende que esta mudança no calendário letivo foi realizada de forma isolada e autoritária, sem que o prefeito levasse em consideração as inúmeras consequências negativas que advêm de tal postura. 
O Fórum entende que a decisão em adiar o início das aulas representou perdas significativas para crianças, jovens e adultos e para milhares de famílias trabalhadoras que têm na escola um espaço de cuidado e de educação e que não tiveram o tempo necessário para se reorganizarem diante desta situação.
O Fórum defende ainda que tal ação foi irresponsável ao negligenciar a necessidade das escolas em atuar partindo de ações planejadas previamente, de modo a antecipar tanto para o coletivo escolar, professores, professoras e funcionários, quanto para os familiares, usuários dos serviços públicos, as mudanças e alterações que giram em torno da vida escolar. Como consequência de tais abusos da administração pública municipal, temos a fragilidade de um calendário que concretiza todas as atividades de ensino e aprendizagem do ano letivo de 2018, com redução de momentos formativos ao longo do ano e alteração do período de recesso escolar, podendo acarretar prejuízos à qualidade de ensino no município.
O FORUM entende a necessidade de uma ação da Secretaria de Saúde no combate à Febre Amarela. Em nenhum momento colocamos como secundária a questão de saúde pública hoje posta aos munícipes de São Bernardo, ao contrário, defendemos que a prefeitura e a secretaria de saúde não meçam esforços para que a vacinação atinja o maior número de pessoas. Entretanto, o Fórum entende que, em relação à proposta de realizar a vacinação em 102 unidades escolares com consequente adiamento do inicio das aulas, não foi a melhor estratégia a ser adotada! Se os alunos e alunas estivessem frequentando as aulas, os canais de comunicação com as famílias seriam muito maiores e imediatos. Ao suspender as aulas, a prefeitura e a Secretaria de Educação desconsideraram a capacidade de mobilização das comunidades escolares através das ações educativas realizadas pela escola. A secretaria de educação poderia ter apostado na parceria das equipes gestoras para traçar coletivamente um plano de ação emergencial que possibilitasse o início das aulas, combinado com uma ação de vacinação tanto nas escolas quanto em outros equipamentos municipais.
Diante desse fato e do contexto que evidenciou que até a data de 06/02 não havia, nas unidades escolares, os profissionais da cozinha, responsáveis pelo preparo da merenda, o Forum torna pública sua indignação com a falta de transparência, de informação e de respeito com os profissionais da educação e com toda a população de São Bernardo. Além disso, durante o inicio da semana, as unidades escolares receberam gêneros de hortifruti, cuja durabilidade é pequena, e que provavelmente não resistirão em condições adequadas de consumo até a próxima semana, acarretando em desperdício de alimento e de dinheiro publico.
Sendo assim, o Fórum Municipal de Educação de SBC reforça a necessidade de que a prefeitura e a Secretaria de Educação considerem a comunidade escolar, consultem os Conselhos de Escola nas tomadas de decisão que afetem diretamente os estudantes e suas famílias.

https://forumeducacaosbc.wixsite.com/fmesbc