Fabrício Cesar – professor da rede estadual de Campinas para Esquerda Web

Sinceramente foi de emocionar a reunião do João Doriana e seus 244 amigos empresários., comemorando as doações da iniciativa privada para o governo do Estado de São Paulo na casa de 101 milhões de reais.

Mais um show televisivo do governador em que não poderia faltar ao final comoção, choro e lágrimas, como indicam as “boas práticas” do marketing eleitoral e dos programas dominicais que “trazem alento para a dura realidade do dia a dia”.

Mas como o grande mentiroso que é, Doria mandou cortar uma cena do programa:  a que demonstra que as “doações” constituem apenas 0,6% das isenções de ICMS no estado, anotadas na LDO de 2020, como renúncia fiscal de 17,4 bilhões[i], presentando as empresas com a extração do suor dos trabalhadores em geral e dos servidores em particular.

É realmente um escárnio, uma falta de caráter, essa promiscuidade entre o privado e o público que retira investimentos na saúde combalida do estado como demonstra a atual pandemia do Coronavírus 19.

Para além disso ataca cotidianamente os servidores públicos, como os metroviários que Dória entrou na justiça cassando liminar do Sindicato que garantia a necessária entrega de epi´s a todos os funcionários e exigia que os trabalhadores maiores de 60 anos não trabalhassem.

A população não precisa de caridade, precisa de condições de vida, lazer, saúde e educação pública, gratuita e de qualidade.

A população não precisa de show midiático.  precisa que cessem os repasses para os 1% mais ricos, enquanto os outros 99% vivem à mingua sob a opressão e exploração do capital.

Como servidor público e em nome deles digo: Basta!!


[i] jovempan.com.br/noticias/brasil/com-renuncia-fiscal-de-20-bilhoes-alesp-aprova-lei-de-diretrizes-orcamentarias-para-2020.html